Melhor jogador do mundo três vezes: 1996, 1997 e 2002. Bicampeão mundial (1994 e 2002), maior artilheiro da história da Copa do Mundo, segundo maior artilheiro da Seleção Brasileira e dono de gols e atuações fantásticas.
Melhor jogador do mundo duas vezes: 2004 e 2005. Campeão mundial (2002), dono de grande habilidade e precisão.
A primeira descrição é de Ronaldinho Fenômeno e a segunda de Ronaldinho Gaúcho. Ambos foram os melhores do mundo, comparados a Pelé, idolotrados...hoje os dois vivem a incômoda situação de alvos da imprensa "ok, ok". Barrigudos, baladeiros e desacreditados.
Fenômeno (apelido que ganhou por sua atuações na Internazionale) já passou por vários dramas na carreira e na vida pessoal. O franzino garoto que despontou no Cruzeiro ganhou corpo, fama, títulos, dinheiro, mulheres, dores e escândalos. Com pouca idade já havia ganhado tudo na carreira e foi confrontado com uma séria lesão no joelho que o deixou longe dos gramados por mais de 1 ano. Quando muitos já não acreditavam na sua volta, Felipão (técnico da Seleção de 2002) deu-lhe uma chance. Felipão ainda enfrentou a opinião de muitos torcedores e jornalistas não convocando o baixinho Romário que já no auge da idade ainda era o melhor atacante brasileiro disparado. Chegou a Copa e com ela as atuações decisivas do artilheiro Ronaldo. Deu a volta por cima da melhor forma possível. Após isso, uma passagem cheia de altos e baixos no Real Madrid e uma posterior transferência para o Milan, onde voltava a ter boas atuações, mesmo que de longe sem o brilho do garoto de arrancadas sensacionais. Contundiu-se novamente.
Resultado: notícias e mais notícias sobre suas namoradas, noitadas, envolvimento com travestis (ok, ele pisou na bola por ser um ídolo e uma referência), fotos indiscretas nos seus momentos de lazer...isso tudo recentemente. Durante a carreira teve que lhe dar com o descrédito de contusões, especulações sobre a ainda mal explicada convulsão na final da Copa de 98...
Já Ronaldinho Gaúcho - nome recebido exatamente para o diferenciar do Ronaldo anterior - despontou no Grêmio com dribles sensacionais (inclusive "encerrou" a carreira de jogador e do atual técnico da seleção Dunga com direito a chapéu). Chegou no PSG onde ganhou grande visibilidade mundial e um contrato com o Barcelona. O clube se encontrava por baixo, não ganhava o Espanhol há vários anos. Ronaldinho ergueu o clube, comandou a equipe, ganhou vários títulos e ajudou a impulsionar a carreira de alguns jogadores como Eto´o. Em uma das suas exibições inesquecíveis se encontra o jogo contra o rival Real Madrid onde deu show e foi aplaudido de pé no estádio do adversário por todos os torcedores.
Resultado: notícias e mais notícias sobre suas namoradas, noitadas e falta de comprometimento com a vida de um atleta.
É evidente que os dois Ronaldos não são santos e curtam suas noites. Mas isso é muito, muito pouco pela história que construíram e que nunca será apagada do futebol. A falta de reconhecimento por tudo que fizeram é absurda. Fenômeno sempre ganhou títulos, artilharias e lutou contra as adversidades. Em mais um momento de dor para o atacante que tem sua carreira posta em cheque, há um bombardeio de notícias sobre sua vida pessoal. Detalhe: o jogador não tem vínculo com mais nenhum clube de futebol, o que lhe permite fazer da sua vida o que bem quiser. Entretanto, é preciso dedicação. O jogador já revelou o desejo de disputar a Copa de 2010. E não duvide que ele chegará... Lógico que ele não é o fenômeno do início de carreira, mas sem dois joelhos, barrigudo e lento, é melhor que 99% dos atacantes. Ronaldinho Gaúcho ainda que não tenha sofrido nenhuma lesão, talvez sinta falta de motivação, de alegria que sempre mostrou no seu futebol. Renegado no clube que ajudou a levantar segue agora para o Milan. Não tenho dúvida, voltará a ser o melhor do mundo.
Obs.: incrível como os sites esportivos brasileiros mais parecem colunas sociais do que um local de informações realmente esportivas.
Golaço do Fenômeno:
http://br.youtube.com/watch?v=LEOFxq2vbiw&NR=1
Ronaldinho Gaúcho no Real Madrid 0 x 3 Barcelona:
http://br.youtube.com/watch?v=62cW9uCUPfg&feature=related
domingo, 26 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário