segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Na traseira da Traseira

Os blogs são espaços democráticos para a discussão das mais variadas idéias. Cada um escreve o que quer, sobre o que quer. Na disciplina Blogs e Boletins Eletrônicos, do curso de Comunicação Social da UFMG, a proposta era exatamente essa. Aprender a lhe dar com essa ferramenta de comunicação e escrever...sobre o que?Sobre o que você quisesse. (Com raras exceções onde alguns temas eram direcionados)

Vamos aqui analisar um blog desenvolvido a partir da proposta da disciplina: Na traseira do mundo. A proposta dos três bundões é muito interessante e irreverente: analisar o mundo e os temas propostos da perspectiva de uma bunda! Pode soar estranho e diferente, mas a idéia foi muito bem executada pelos autores (com bom senso, sem apelações). Os posts analisavam diversos temas de uma forma discontraída, fazendo com que assuntos que pudessem ser desinteressantes para muitas pessoas, fossem estimulantes por sua proposta inusitada.

Como bem explicado no post "Co-fundador por acidente", o trio é formado por estudantes de publicidade. Eles atribuem aos jornalistas a função de escrevem (bem)...mas fizeram o que poucos deles conseguiriam. Tratar de diversos assuntos com bom conteúdo e de forma atraente. Talvez seja a parte publicitária do trio que tenha influenciado nesse aspecto, de pensar numa forma de propagar o seu blog. Entretanto, justamente por ser uma equipe de publicitários que vem a crítica da dupla do blog "A boca do Lixo". Como os publicitários bundões pecaram na aparência do seu produto?O layout é de doer os olhos...essa cor cansa a vista, e se os posts não fossem realmente interessantes, iriam afugentar os seus leitores. Outra crítica é quanto ao widget colocado, um relógio. Os publicitários não deveriam colocar em evidência a preocupação com o horário...seus leitores devem se sentir a vontade para ficar muito tempo lendo, sem se preocupar com outras coisas.

No mais, o blog realmente atendeu as propostas da linguagem "bloguística", trazendo sempre links de outros blogs que tinham alguma referência aos temas tratados.

Parabéns aos bundões que estão com tudo em cima! Leia mais!

domingo, 26 de outubro de 2008

Ronaldo FC

Melhor jogador do mundo três vezes: 1996, 1997 e 2002. Bicampeão mundial (1994 e 2002), maior artilheiro da história da Copa do Mundo, segundo maior artilheiro da Seleção Brasileira e dono de gols e atuações fantásticas.

Melhor jogador do mundo duas vezes: 2004 e 2005. Campeão mundial (2002), dono de grande habilidade e precisão.

A primeira descrição é de Ronaldinho Fenômeno e a segunda de Ronaldinho Gaúcho. Ambos foram os melhores do mundo, comparados a Pelé, idolotrados...hoje os dois vivem a incômoda situação de alvos da imprensa "ok, ok". Barrigudos, baladeiros e desacreditados.

Fenômeno (apelido que ganhou por sua atuações na Internazionale) já passou por vários dramas na carreira e na vida pessoal. O franzino garoto que despontou no Cruzeiro ganhou corpo, fama, títulos, dinheiro, mulheres, dores e escândalos. Com pouca idade já havia ganhado tudo na carreira e foi confrontado com uma séria lesão no joelho que o deixou longe dos gramados por mais de 1 ano. Quando muitos já não acreditavam na sua volta, Felipão (técnico da Seleção de 2002) deu-lhe uma chance. Felipão ainda enfrentou a opinião de muitos torcedores e jornalistas não convocando o baixinho Romário que já no auge da idade ainda era o melhor atacante brasileiro disparado. Chegou a Copa e com ela as atuações decisivas do artilheiro Ronaldo. Deu a volta por cima da melhor forma possível. Após isso, uma passagem cheia de altos e baixos no Real Madrid e uma posterior transferência para o Milan, onde voltava a ter boas atuações, mesmo que de longe sem o brilho do garoto de arrancadas sensacionais. Contundiu-se novamente.

Resultado: notícias e mais notícias sobre suas namoradas, noitadas, envolvimento com travestis (ok, ele pisou na bola por ser um ídolo e uma referência), fotos indiscretas nos seus momentos de lazer...isso tudo recentemente. Durante a carreira teve que lhe dar com o descrédito de contusões, especulações sobre a ainda mal explicada convulsão na final da Copa de 98...

Já Ronaldinho Gaúcho - nome recebido exatamente para o diferenciar do Ronaldo anterior - despontou no Grêmio com dribles sensacionais (inclusive "encerrou" a carreira de jogador e do atual técnico da seleção Dunga com direito a chapéu). Chegou no PSG onde ganhou grande visibilidade mundial e um contrato com o Barcelona. O clube se encontrava por baixo, não ganhava o Espanhol há vários anos. Ronaldinho ergueu o clube, comandou a equipe, ganhou vários títulos e ajudou a impulsionar a carreira de alguns jogadores como Eto´o. Em uma das suas exibições inesquecíveis se encontra o jogo contra o rival Real Madrid onde deu show e foi aplaudido de pé no estádio do adversário por todos os torcedores.

Resultado: notícias e mais notícias sobre suas namoradas, noitadas e falta de comprometimento com a vida de um atleta.

É evidente que os dois Ronaldos não são santos e curtam suas noites. Mas isso é muito, muito pouco pela história que construíram e que nunca será apagada do futebol. A falta de reconhecimento por tudo que fizeram é absurda. Fenômeno sempre ganhou títulos, artilharias e lutou contra as adversidades. Em mais um momento de dor para o atacante que tem sua carreira posta em cheque, há um bombardeio de notícias sobre sua vida pessoal. Detalhe: o jogador não tem vínculo com mais nenhum clube de futebol, o que lhe permite fazer da sua vida o que bem quiser. Entretanto, é preciso dedicação. O jogador já revelou o desejo de disputar a Copa de 2010. E não duvide que ele chegará... Lógico que ele não é o fenômeno do início de carreira, mas sem dois joelhos, barrigudo e lento, é melhor que 99% dos atacantes. Ronaldinho Gaúcho ainda que não tenha sofrido nenhuma lesão, talvez sinta falta de motivação, de alegria que sempre mostrou no seu futebol. Renegado no clube que ajudou a levantar segue agora para o Milan. Não tenho dúvida, voltará a ser o melhor do mundo.

Obs.: incrível como os sites esportivos brasileiros mais parecem colunas sociais do que um local de informações realmente esportivas.

Golaço do Fenômeno:
http://br.youtube.com/watch?v=LEOFxq2vbiw&NR=1

Ronaldinho Gaúcho no Real Madrid 0 x 3 Barcelona:
http://br.youtube.com/watch?v=62cW9uCUPfg&feature=related Leia mais!

domingo, 31 de agosto de 2008

Ainda o Azeredo

Já que ainda não trabalho na BBC ou em outro lugar importante e careta, confesso que não sabia muita coisa sobre o assunto sobre o qual "dissertei" abaixo.

Informática, conluios políticos, brechas na lei e polêmicas públicas são temas que me causam certa aversão. Talvez eu ache complicado ou talvez seja apenas uma questão que exija um mínino de interesse para render um texto. (Sim, eu troquei a criatividade pela plena psicografia do meu pensamento. Não, o nome disso não é preguiça).

Mas tem gente que fez comentários brilhantes sobre as vantagens/desvatagens do sistema Azeredo de internet, como os meninos do Kinotícia. Muito claros e esclarecidos são também os pitacos do Blog do Seu Pai , que falaram numa linguagem bem parecida com a deste blog que vos fala. Será que é porque freqüentamos (ou não) o mesmo curso e nossos raciocínios têm em comum o traço dos mesmos professores, dos mesmos livros, dos mesmos programas de tv?

Agora, peço lincença aos meus colegas de disciplina para eleger o melhor post de todos os tempos. Os meninos do blog Comunicação Anti-Social conseguiram dar uma forma diferente a todos aqueles termos caretas que eu falei ali em cima. E ainda simularam uma adaptação das regras azeredianas à realidade do nosso curso. Deu um certo medo dessa grade curricular. Mas eu acho que cansei de discutir esse negócio de liberdade na internet, quero mesmo é me matricular em Mediunidade II no próximo semestre. Depende do professor...
Leia mais!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sorria: você está sendo rastreado!

Hoje não tem Troféu Ok Ok. Pedimos licença a nossos milhares de leitores, para falar de um tema atual, metalingüístico e complicadinho.

O ex-prefeito de BH e ex-governador de Minas teve seu nome envolvido em pilantragens e isso já é suficiente para não ter simpatia por ele. Como se não bastasse isso, ele ainda foi o relator de um projeto, com o perdão do clichê, polêmico.

A proposta, que sugere filtros mais rigorosos para o uso da internet, já foi aprovada pelo Senado e está tramitando na Câmara. O lado bom (sem grandes polêmicas) é que o texto prevê punições para crimes como vírus, phishing, pedofilia, etc. Mas se a intenção é adquirir esse controle armazenando dados dos usuários por cerca de três anos, haja servidor!

Além de toda a discussão sobre privacidade e liberdade na internet, alguns artigos do projeto de lei dão margem a ambigüidades. Por exemplo, o artigo segundo transforma em crime todo o acesso a “redes de computadores, sistemas informatizados e dispositivos de comunicação protegidos por expressa restrição de acesso, seja a restrição legal ou não”. Ou seja, se você desbloquear seu celular (que se encaixa na definição do projeto de "dispositivo de comunicação") pode ser preso por até 3 anos! (A Oi deve fazer algum comercial engraçadinho sobre isso).

Prejuízo também para as iniciativas de inclusão digital, que podem passar a restringir o número de usuários e evitar as redes sem fio, com medo de serem responsabilizadas por crimes e pela falsa identidade de algum internauta.

Sobre o download de vídeos e músicas pela internet, o próprio Azeredo afirma: “Não há risco para quem compartilha arquivos pela internet”. Mas o estudioso do assunto e co-autor deste blog, Rodrigo Pitta, rebate: “Quem garante?”.

Quer manifestar seu ódio mortal contra o projeto do Azeredo? Entre nesse blog ou nesse outro. Quer rir até cair no chão sobre o assunto? Acesse esse daqui. Leia mais!

domingo, 24 de agosto de 2008

É fantástico!


Foto : Paulo Varela

E a estréia do Troféu Ok Ok fica por conta do maravilhoso, do moderno, do fantástico.....Telão digital do Fantástico!

Pois é. Tom Cruise já utilizou a tecnologia touchscreen para acabar com o crime em Minority Report. Timbaland e 50 Cent também já experimentaram a tela para espionar mulheres peladas, no clipe AYO Technology.

Mas ninguém manuseou o telão com tanta destreza e graça quanto Zeca Camargo e Patrícia Poeta, no Fantástico. Afinal, essa é a "revista eletrônica" do brasileiro. Que maravilha, que muderno...Que desespero por audiência...

A propósito, essa foto pitoresca do Zeca está no site da Revista Fantástico. Repare no dedinho esquerdo. É um charme. Leia mais!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Olá, Mundo!

Sabe o Prêmio Pulitzer, aquele para as grandes reportagens e para o nobre jornalismo? Pois é. A gente* criou um mais legal: o Troféu Ok Ok. Em homenagem ao célebre jornalista cultural, Nelson Rubens, toda semana vamos contemplar a bola fora, gafe, mancada ou a notícia mais esdrúxula que encontrarmos.

* "A gente" somos: Raíssa Pena e Rodrigo Pitta e a idéia deste blog surgiu por livre e espontânea pressão para a Oficina de Blogs e Boletins eletrônicos.
Leia mais!